segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Educação Ambiental no Ensino Militar

       A Educação Ambiental vem recebendo grande importância no âmbito do ensino militar, a partir da sua normatização por meio da Portaria n° 014-DEP, de 08 de fevereiro de 2008.
       Atualmente, todos os cursos do Sistema de Ensino Militar (SEM), desde a formação do profissional militar até os de Altos Estudos Militares, passando pela especialização e o aperfeiçoamento de graduados e oficiais conduzem a Educação Ambiental com abordagem transversal, valendo-se de atividades presenciais teóricas e práticas a fim de desenvolver, nos corpos docentes e discentes, as capacidades de preservação do meio ambiente.
        O Sistema Colégio Militar do Brasil implementa as mesmas atividades ambientais em seus cursos, nos níveis Fundamental e Médio, visando desenvolver na juventude a internalização da mentalidade e do comportamento relacionado com o desenvolvimento sustentável. Nesse sistema educacional, prevalecem as atividades práticas por meio de grêmios de proteção ambiental.
         Os cursos operacionais desenvolvem o ensino da doutrina militar em consonância com as realidades mundial e nacional relacionada com a conservação e a defesa das áreas de proteção ambiental.
          A Educação Ambiental é focada em três vieses: naturalista, jurídico e socioambiental. A profundidade do estudo em cada viés é decorrente da característica, finalidade e nível de cada curso do SEM.
          A condução da Educação Ambiental no ensino militar também viabiliza a formação de recursos humanos especializados nesse estilo de gestão, com a finalidade de elaborar estudos e decorrentes relatórios de impactos ambientais, referentes aos empreendimentos a as atividades a serem realizados pela Força, sem, no entanto, deixar de cumprir destinação constitucional e atribuições subsidiárias do Exército Brasileiro.
            Ao conscientizar os militares e servidores civis para a importância em racionalizar o uso dos recursos ambientais disponíveis, empregando meios e medidas que preservem a qualidade ambiental, a Instituição insere-se no contexto do desenvolvimento sustentável do Brasil.
EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE , MÃO AMIGA !

CARLOS ALBERTO RIGOTTI – 1º TENENTE
Delegado da 4º Del/ 7ª CSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.. Notícias mais lidas ..